[CASE DE SUCESSO] 5 anos sem acidentes: conheça a estrutura por trás desse marco em nossa história

6 minutos para ler

Em 2018, o agenciamento da Wilson Sons completou 5 anos sem acidentes com afastamento. É um marco significativo, pois o agenciamento marítimo apresenta riscos associados às suas atividades. Afinal, exige visitas a portos e embarcações, sendo que até mesmo o ambiente de escritório apresenta riscos em atividades administrativas.

A relevância da segurança em trabalhos portuários é representativa e, em 2006, foi criada a Norma Regulamentadora 29 para tratar especificamente da segurança em operações portuárias. Entre muitos outros pontos, ela estabelece a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual nos portos e de sinalização de segurança.

Esse é apenas um dos nortes para aprimorar a segurança de uma empresa do ramo marítimo. Como profissional desse segmento, você certamente sabe como é necessário prestar atenção e ter disciplina no atendimento às regras e normas para garantir a segurança em operações portuárias.

Neste artigo, você vai entender como a Wilson Sons alcançou um marco na promoção da segurança, e receber algumas dicas e conceitos de práticas para melhorar a segurança no seu próprio trabalho. Confira!

Como a Wilson Sons chegou a esse marco

O Grupo Wilson Sons sempre foi comprometido com a segurança de todos os funcionários e parceiros. Em 2011, resolveu dar um passo adiante no fortalecimento dessa política e implementou o programa WS+, que transformou a cultura da empresa e o comportamento dos funcionários para alcançar um ambiente cada vez mais seguro.

O programa foi concebido em parceria com a DuPont, multinacional reconhecida por sua atuação em segurança. Os números impressionam: desde 2010, o ano anterior à implementação do plano, até outubro de 2018, a taxa de acidentes com afastamento do grupo foi reduzida em 94%.

Com este programa, o grupo passou a estabelecer metas para o indicador TFCA — Taxa de Frequência de Acidente com Afastamento. Um dos marcos estabelecidos é de 2 milhões de horas-homem, e a Wilson Sons atingiu essa meta no início de 2018. Contabilizando o tempo da agência sem acidentes com afastamento, são 5 anos.

Ações pela segurança

Isso foi possível graças a uma mudança de comportamento de todos os colaboradores. Muitos acidentes acontecem devido a desvios de comportamento, então esse é um dos principais pontos que precisam ser trabalhados quando se pretende garantir a segurança em operações portuárias.

É preciso que um agente marítimo reconheça o quão importante é utilizar um colete salva-vidas quando visita uma embarcação fundeada; ou que respeite a distância das espias durante a amarração em um porto, por exemplo. Incutir realmente na consciência dos colaboradores que ações aparentemente pequenas são essenciais para manter a segurança é difícil, porém é indispensável. Não se trata de aplicar medidas disciplinares, mas de fortalecer o comportamento seguro.

Uma experiência bem-sucedida na empresa é a realização de diálogos semanais e mensais entre colaboradores sobre segurança, em que todos compartilham relatos sobre situações relacionadas ao tema dentro e fora do ambiente de trabalho. É uma forma de tornar a troca de informações mais simples e relacioná-las à vida de cada funcionário.

A Wilson Sons também tem como um dos fundamentos do programa de segurança estimular a liderança pelo exemplo. Nesse modelo, os líderes cumprem as recomendações de segurança à risca, atuando como modelo positivo, visível e percebido pelos colaboradores e, claro, não cometendo desvios.

Existem procedimentos e instruções com regras claras sobre comportamento previsto para cada situação de risco. Embora a punição não seja a metodologia mais empregada para aprimorar a segurança, há regras de ouro estabelecidas no documento que podem resultar em penalidades. Utilizar colete salva-vidas em visita a uma embarcação é um exemplo desse tipo de determinação.

Outra ação constante da Wilson Sons é o mapeamento prévio de locais que serão visitados pelos funcionários. O objetivo desta ação é avaliar as condições de segurança do local — tais como sinalização de rotas de fugas e a existência de corrimãos nas escadas.

Um ponto muito importante na prevenção de acidentes é analisar com critério os desvios que já foram cometidos em algum momento. Por isso, a Wilson Sons se debruça sobre qualquer caso de ocorrência imprevista para entender quais as causas que a ocasionaram e evitar que se repitam.

Vale lembrar que uma boa gestão vai além da segurança dos trabalhadores e também se ocupa da sustentabilidade. Por isso, a Wilson Sons adere à prática de recolher resíduos como pilhas e baterias no escritório para destinação correta e patrocina ações como o Projeto Praia Limpa, que recolhe lixo em praias brasileiras com ajuda de voluntários.

Por que é tão importante considerar a segurança nos negócios

Prezar pela segurança não diz respeito somente à valorização do bem-estar dos funcionários, é também uma prática de negócios muito importante. O mercado de agenciamento marítimo inclui grandes empresas de óleo e gás, para as quais um problema de segurança pode significar danos imensos para o meio ambiente em um acidente como um derramamento, por exemplo.

A Wilson Sons leva muito a sério a gestão de SMS (Saúde Ocupacional, Meio ambiente e Segurança do trabalho), tanto no próprio ambiente quanto no de todos os fornecedores. O cuidado não pode se restringir às práticas da empresa: ele precisa ser exigido dos parceiros com que ela se relaciona também.

Por isso, a Wilson Sons faz questão de conhecer o desempenho de segurança dos fornecedores e apresenta os seus próprios em detalhes para os parceiros que também se preocupam com essa questão. Para fechar negócios com outra empresa, a agência e os outros negócios do grupo analisam de perto toda a documentação de SMS.

Estudar em profundidade os critérios de segurança em operações portuárias é fundamental, porque é garantindo o cumprimento deles que toda a operação se torna segura — o simples fato de os funcionários sempre segurarem no corrimão enquanto embarcam em um navio demonstra a cultura de segurança.

Agora que você conhece algumas de nossas ações pela segurança dos nossos funcionários e das nossas operações, que tal falarmos mais sobre como podemos ajudá-lo com um agenciamento marítimo responsável? Entre em contato conosco e vamos conversar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário