Importância da CSC para a eficiência da agência marítima

eficiência da agência marítima
6 minutos para ler

Afinal, como a eficiência da agência marítima pode contribuir com variadas operações de comércio exterior? De quais formas ela influencia as outras partes dos processos inerentes à importação e à exportação?

Como se trata de um tema com enorme relevância para quem atua no setor, preparamos este artigo. A fim de obter uma visão aprofundada a respeito do assunto, conversamos com Alexandre Bielinski, que é supervisor de Processo & Qualidade (P&Q) e administrativo-financeiro da Wilson Sons Agência, que está presente nos principais portos brasileiros.

Ao longo do texto, você entenderá por que a Central de Serviços Compartilhados (CSC) da WS é tão importante para tornar a agência ainda mais eficaz em suas atividades. Aproveite o conteúdo!

O que é a Central de Serviços Compartilhados (CSC)? Quais são suas atribuições?

A Central de Serviços Compartilhados (CSC) da Wilson Sons Agência foi criada em 2004 e, desde então, já passou por inúmeras experiências. “Ao longo de nossa trajetória, fechamos com muitos clientes e também perdermos alguns, é claro. No final, o saldo é extremamente positivo, porque é bastante rico do ponto de vista das experiências, aprendizados e, sobretudo, resultados”, relata Alexandre.

Em poucas palavras, a CSC realiza processos nos quais ela consegue vislumbrar oportunidades de centralização, como atividades que podem ser feitas de maneira remota, simplificando o processo das filiais. “A simplificação é uma busca incessante para nós, do time de Processo & Qualidade (P&Q) — uma das principais engrenagens de todo o sistema”, explica o supervisor.

Alguns dos processos que, geralmente, são centralizados por outras empresas e fazem parte do escopo da CSC são:

  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • faturamento e tesouraria.

Existem, ainda, aqueles que são mais específicos do negócio, como:

De quais formas a CSC contribui com a eficiência da agência marítima?

Alguns dos maiores benefícios que a CSC proporciona para a Wilson Sons Agência e seu rol de serviços prestados são a padronização dos processos, o ganho de escala em produtividade e o consequente aumento de eficiência.

De acordo com Alexandre, esses resultados são conquistados a partir de um forte trabalho coletivo, que conta com o suporte de importantes lideranças dentro da organização. “A CSC também está ligada à Flavia Carvalho, que é a gerente de Operações Brasil e uma das grandes responsáveis por agilizar a nossa tomada de decisão. O nosso diretor, Christian Lachmann, é um profissional bastante inovador e nos dá autonomia para atuar”, exemplifica.

Ao contar sobre como essa centralização é alcançada, o supervisor reflete que toda e qualquer centralização é fruto de uma verdadeira parceria entre as áreas de P&Q, de Desenvolvimento da TI e das filiais — são elas que fornecem todo o suporte de dados e informações para que o estudo seja realizado e os ganhos, devidamente mensurados. Assim, é viável acompanhar as principais tendências e colocar iniciativas em prática assim que possível.

Vale lembrar que, além da presença maciça nos principais portos do Brasil, a Wilson Sons Agência atua em nome de armadores e afretadores, por meio de serviços de representação comercial e prestação de atendimento aos navios.

“Além das frentes de centralização, estamos sempre fazendo autoavaliações e buscando oportunidades para melhorar o nosso processo interno. Um ótimo exemplo sobre isso é o Projeto Custeio Sustentável — por meio do de mapeamentos de processos, estatísticas, tecnologia e inovação foi possível reduzir o nosso custo”, conta Alexandre.

Ainda de acordo com ele, bater essa meta foi possível graças à impressão dos custeios, isto é, a prestação de conta para os clientes. Nesse sentido, a participação do time de TI (Tecnologia da Informação) da WS foi fundamental. O setor de Comunicação é outro ponto imprescindível para a Central, isso porque facilita a sinergia entre as áreas e favorece a troca de informações, fornecendo a agilidade necessária para a execução de diversos processos.

“A busca pela eficiência, pela redução de custo e por fazer mais com menos é algo comum em nosso cotidiano, afinal, precisamos ter atenção frequente às chances de melhoria”, reflete o supervisor. Portanto, em um mercado tão competitivo, os desafios e a entrada de novos players servem como motivação para se reinventar.

Por que contar com o apoio da Wilson Sons Agência em seu negócio?

Agora que você já sabe de quais formas a CSC colabora para que a eficiência da Wilson Sons Agência seja elevada, é preciso entender como essa empresa pode impulsionar o seu negócio na área de comércio exterior.

Fundada em 1837, a WS Agência oferece a maior cobertura nacional, visto que tem 18 filiais próprias espalhadas pelo país. A partir de 1999, com o objetivo de fortalecer a presença no mercado internacional, a empresa começou a contar com um escritório na China e representantes exclusivos na Europa. Algumas das principais funções desempenhadas pela empresa são:

  • logística de equipamentos;
  • documentações de embarque;
  • atendimento operacional da escala de navios de frotas regulares e não regulares;
  • gestão logística dos contêineres;
  • emissão e renovação de certificados dos navios;
  • contato com autoridades portuárias, exportadores, importadores, brokers e fornecedores;
  • angariação de cargas;
  • liberação, troca e registro de tripulantes;
  • assistência à tripulação e ao comandante;
  • controle de demurrage.

No setor de óleo e gás, por exemplo, a companhia oferece serviços de despacho, vistorias, liberação e certificados das autoridades portuárias. Além disso, a empresa trabalha com fornecimentos, entrega de peças sobressalentes, coordenação geral, emissão de visto e troca de tripulantes.

Em 2011, a Wilson Sons Agência adquiriu uma importante experiência como Coordenadora de Operações Logísticas Internacionais, auxiliando companhias interessadas em trazer fábricas e/ou peças para o Brasil. Em meio a essas atividades, cuidou do embarque da carga no exterior até o destino. Ou seja, coordenou não só o início do processo, mas também os transportes marítimo e terrestre e a inspeção da carga, entre outros.

Enfim, é inegável que a Wilson Sons Agência se configura como um dos principais players do setor no Brasil. Dito isso, a CSC tem uma grande contribuição para o ganho de eficiência da agência marítima.

Se você gostou do conteúdo e precisa de ajuda especializada para os seus negócios, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário