Inteligência portuária da Wilson Sons: veja como funciona o serviço

inteligência portuaria
6 minutos para ler

A inteligência portuária é a grande responsável pela otimização e o desenvolvimento do setor de agenciamento marítimo (shipping agency) nos últimos anos. Mas você sabe o que o conceito significa exatamente?

Como em todo o mercado, a transformação digital está sendo implementada com grande velocidade nos portos, e a Wilson Sons investe pesado nesse cenário.

Para falar mais sobre o tema, convidamos duas especialistas: Karla Brazil e Fernanda Perazza, responsáveis pela área de Inteligência de Mercado na Agência Marítima da WS. Continue com a leitura e entenda o que é inteligência portuária, como é feita e por que investir!

O que é inteligência portuária?

Para tratarmos de inteligência portuária, é preciso dar um passo atrás e falar sobre inteligência de mercado. Também conhecido como IM, Business Intelligence ou BI, esse conceito diz sobre a capacidade cada vez maior das empresas de coletarem informações e as utilizarem para a gestão otimizada e tomada de decisões baseadas em dados.

É um tipo de visão de negócio com amplitude que nunca antes foi possível, mas que recentemente vem sendo popularizada pela aplicação da tecnologia em processos administrativos e operacionais — por meio do Big Data e aplicativos de inteligência artificial.

Dentro desse grande guarda-chuva tecnológico, a inteligência portuária consiste na utilização racional de grandes volumes de dados e monitoramento em tempo real para operar em portos.

Fernanda faz uma definição bem completa sobre o termo. Para ela, a implementação do conceito passa por:

  • ter conhecimento das características dos portos, como suas restrições e operações aplicáveis;
  • ter acesso a informações complementares que possam interferir na operação da carga/navio — previsão de tempo, greve local ou nacional de uma determinada classe ligada à área portuária;
  • ter informações específicas sobre cada operação — em tempos de Covid-19, por exemplo, entender quais são as restrições para troca de tripulação, reunião de docas etc.

As duas especialistas também concordam que há uma diferença principalmente de escopo entre inteligência de mercado geral e inteligência portuária.

Enquanto BI diz muito sobre conhecimento do potencial interno de produtividade e a relação desse operacional com concorrentes e clientes finais, a agência marítima tem uma camada adicional nessa proposta.

Além da própria visão de processos internos, é preciso estar atento a fatores como “quais portos estão movimentando mais cada commodity, quais players estão mais presentes em cada porto, se há um player novo de uma commodity no país ou se visivelmente há uma estratégia diferente de algum player que passou a movimentar sua carga em um novo porto”, Karla explica.

Ou seja, a inteligência marítima é uma cobertura 360º da operação de uma empresa no transporte marítimo, envolvendo não só sua produtividade interna como um conhecimento apurado sobre a situação atual do mercado baseado em tecnologia.

Como funciona o serviço de inteligência portuária da Wilson Sons?

O serviço de inteligência portuária é um dos grandes diferenciais da Wilson Sons. Segundo Karla, a WS consegue aliar o entendimento da dor do cliente com a gama de dados que possuem, tornando-se, assim, um braço estratégico. “Podemos ser a área de inteligência que eles não têm na empresa ou auxiliar o trabalho dessa área para as tomadas de decisão”, descreve.

Para ela, a empresa é como os olhos dos clientes nos portos brasileiros. “Auxiliamos com informações dos portos de forma ágil e seguimos com observações relevantes as quais podem influenciar da melhor forma possível a atracação do seu navio ou a operação do mesmo”, completa.

Mas como isso é feito na prática? Para que você entenda melhor a atuação da WS em inteligência portuária, separamos os principais pontos envolvidos nesse processo.

Análise de mercado

A análise de mercado Wilson Sons é feita a partir de um relatório sob medida para relacionar tendências, movimentações de carga e portos mais interessantes com os objetivos e proposta do transporte do seu produto. É usar a tecnologia da informação para encontrar as melhores oportunidades de otimizar preços e prazos. 

Lista de navios no porto (line-up)

Com uma visão completa de portos, a Wilson Sons pode oferecer aos clientes a previsão de programação de chegada, atracação e saída de navios em cada terminal, além de suas respectivas cargas.

Com esses dados segmentados por commodity, o planejamento e a execução de logística são facilitados para que empresas despendam o mínimo de tempo e dinheiro possível no processo.

Estatísticas e relatórios periódicos

Além de visão operacional, é oferecida uma visão de mercado embasada em relatórios mensais e segmentados por commodity com alguns dados vitais para a otimização da logística, como: 

  • média de dias de waiting time mensal;
  • tipo de carga mais movimentada;
  • os maiores recebedores/exportadores e também afretadores;
  • quantidade de carga.

A Wilson Sons também fornece outros insumos que podem ser úteis para sua estratégia. O primeiro deles é o de Overview, no qual se divulga informações sobre commodities e a situação de cada uma no mercado e nos portos. Há, ainda, o relatório de chuvas e previsão do tempo (fatores que afetam diretamente a operação dos portos) e notícias diversas que podem ser de interesse para seu planejamento.

Como Fernanda aponta, a WS recebe e repassa, de tempos em tempos, notas ou informativos que sinalizam paradas de manutenção de terminal, dragagem, alteração de calado, greves locais etc.

Por que você deve investir nessa solução hoje mesmo?

Hoje em dia é impossível falar de competitividade no mercado sem incluir nessa conversa a tecnologia e a gestão de dados. Isso vale para todos os setores e todas as empresas.

No caso do transporte marítimo, é ainda mais importante, já que a visão e o planejamento impactam diretamente os custos de logística e a otimização operacional que tornam uma empresa mais competitiva no mercado internacional.

E é exatamente isso que a Wilson Sons oferece: inteligência com significado para um negócio, já que apostam em uma abordagem tailor-made para a coleta de dados e a elaboração de relatórios.

O trabalho de elaborar uma visão de acordo com os objetivos traçados pelos clientes é o que faz com que tantos deles prefiram a WS. Isso sem contar com a preocupação de crescimento mútuo.

É como Karla conclui: “Nós entendemos que nosso principal serviço sempre será relacionado à operação marítima, mas a gente cresce junto com o nosso cliente, então, queremos realmente ser o seu braço estratégico”.

A inteligência portuária é fundamental para o futuro. Entre em contato com a Wilson Sons e vamos evoluir juntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário