9 sites e aplicativos para quem trabalha com navios de carga

sites e aplicativos para quem trabalha com navios de carga
7 minutos para ler

Operar no comércio marítimo é muito mais fácil quando se utiliza sites e aplicativos para quem trabalha com navios de carga. Em operações do tipo Free On Board (FOB), nas quais as obrigações do vendedor terminam ao embarcar a mercadoria, alguns desses apps são indispensáveis.

No entanto, todos os profissionais ligados ao agenciamento marítimo podem se beneficiar ao colocar a praticidade da internet móvel a serviço da navegação. Afinal, quem opera em portos e com o comércio via alto mar não pode se expor aos riscos inerentes ao setor.

Sendo assim, pedimos para Marcela Rosman, da Aries Shipping, que nos indicasse aqueles que ela considera os melhores recursos virtuais para profissionais do segmento marítimo comercial. Confira!

1. Marine traffic ship position

Sistema operacional: site, Android e iOS.

De acordo com Marcela, “o Marine Traffic Ship Position é o meu app preferido. Ele apresenta um panorama completo sobre embarcações ao vivo, como porto de destino, calado, porto de origem, MMSI, call sign e muito mais.”

O app é ligado à rede de receptores AIS, garantindo assim cobertura da maioria dos portos mais movimentados e das rotas de navegação. Nele, também é possível visualizar previsões de vento para as próximas 48 horas no mapa. De quebra, o app fornece reprodução animada do percurso da embarcação. É excelente para checar posição de navio e ter um resumo da descrição do mesmo.

2. Ship Finder

Sistema operacional: site, Android e iOS.

Tal como o Marine Traffic Ship Position, o Ship Finder mostra um quadro em tempo real da navegação em todo o mundo. Ao acessar o mapa mundi, é imediatamente visualizada a quantidade de navios em operação por país, além do total monitorado, no canto inferior direito da tela.

Com um zoom, você consegue ver com ainda mais detalhes a posição de cada navio que disponibiliza sua localização pelo app, que também utiliza a rede AIS de receptores. Portanto, uma embarcação só aparece na tela se ela autorizar que o aplicativo/site informe a sua localização. Essa permissão pode ser concedida ao clicar em “coverage”, na parte superior da tela.

Calculadora de frete Break BulkPowered by Rock Convert

3. HidroWeb

Sistema operacional: site, Android e iOS.

O HidroWeb é desenvolvido por profissionais da ONG Ecoa. Essa é a “(…) organização não governamental que surgiu em 1989, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, formada por um grupo de pesquisadores que atuam em diversos segmentos.”

Pelo app, que também pode ser acessado via browser, é possível coletar diversos dados a respeito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), tais como:

  • chuvas;
  • níveis fluviais;
  • vazões;
  • climatologia;
  • sedimentos;
  • qualidade da água.

O aplicativo integra o chamado Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e é indicado, inclusive, pela Agência Nacional de Águas (ANA) como referência em inteligência marítima.

Portanto, trata-se de um dos sites e aplicativos para quem trabalha com navios de carga mais relevantes e não quer ser surpreendido por marés ou precipitações pluviais.

4. Boletim ao Mar

Sistema operacional: Android e iOS.

Outra autoridade pública que desenvolve um aplicativo útil para quem opera no comércio marítimo é a Marinha do Brasil. Com apoio do Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), o Boletim ao Mar, segundo o próprio site, é descrito como um app que fornece:

“Informações dinâmicas e precisas da área escolhida com a confiança e a credibilidade que a Marinha do Brasil fornece aos navios e embarcações em toda a extensão da área marítima brasileira.”

Por ele, é possível saber em tempo real dados meteorológicos e de navegação como:

  • avisos de mau tempo;
  • rádio náutica;
  • meteoromarinha;
  • meteogramas;
  • aviso aos navegantes;
  • carta sinótica.

5. Knods 3D (Nós 3D)

Sistema operacional: Android e iOS.

O conhecimento sobre as centenas de tipos de nós é fundamental para profissionais do segmento marítimo. Cordas amarradas com o nó certo garantem sustentação, praticidade e a realização de diversas tarefas a bordo.

O mais interessante do Knods 3D, nesse aspecto, é que ele oferece visualização de cada um dos nós cadastrados em formato de três dimensões. Isso facilita bastante a compreensão sobre a composição do nó, ajudando tanto na sua formação quanto para desatá-lo.

6. Seabook

Sistema operacional: Android e iOS.

Projetado para todos que estudam ou trabalham no mar, o Seabook serve como uma fonte de informação para marítimos e profissionais em terra. Acessível offline, o app serve como uma ferramenta de referência para aferir os principais elementos da estabilidade de um navio, com dados detalhados sobre:

  • navegação no mar;
  • bandeiras do país;
  • nós;
  • Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima (GMDSS );
  • Regulamento Internacional para Prevenção de Colisões no Mar (COLREG);
  • código internacional de sinais;
  • engenharia naval.

7. Ar Bearing + Baseplate Compass

Sistema operacional: Android.

Já o Ar Bearing + Baseplate Compass tem como diferencial a utilização do recurso de realidade aumentada para fornecer dados sobre navegação. Ou seja, ele funciona como uma bússola, à qual é agregada a tecnologia baseada na localização via satélite acoplada à câmera do celular.

As funções da versão gratuita incluem:

  • bússola com mostrador rotativo e indicação precisa do rumo;
  • o fundo da bússola pode ser ajustado para visualização ou foto da câmera, recurso útil para quem tem mapas armazenados como imagens;
  • compasso de rolamento com 2 modos de realidade aumentada, sobreposição de régua e sobreposição de visor;
  • 4 diferentes níveis de transparência de sobreposição;
  • indicação de precisão do sensor;
  • autofoco e foco macro;
  • zoom;
  • detecção e calibração automáticas do campo de visão;
  • configurações de taxa de atualização do sensor;
  • configurações de filtragem do sensor.

8. Marinus ColRegs Lite

Sistema operacional: Android e iOS.

Além de informações úteis sobre navegação e Códigos Internacional e Morse, dados sobre manobras, luzes, boias, bandeiras e sinais sonoros, o Marinus ColRegs Lite tem um divertido quiz para passar o tempo. Nele, também pode ser consultado o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM ) a principal norma de tráfego marítimo.

9. Vessel Lights

Sistema operacional: Android.

Embarcações também utilizam luzes de referência para sinalizar manobras ou mesmo para mostrar sua localização e, assim, evitar colisões e abalroamentos. O aprendizado dos diversos códigos para uso dessas luzes pode ser feito utilizando o app Vessel Lights.

Tal como um microcurso, por ele você pode começar estudando os 38 códigos do RIPEAM. Na sequência, avança para a prática e, por fim, testa seus conhecimentos em um exame final.

Com tantos sites e aplicativos para quem trabalha com navios de carga, qual então escolher? De acordo com Marcela Rosman, o primeiro critério é a necessidade. Quem não navega ou não está em alto mar não vai precisar de um app que monitore a posição de embarcações em todo o globo, por exemplo — tudo depende do bom senso e da demanda em questão.

Agora que você ficou por dentro, aproveite para curtir nosso Facebook e não deixe de seguir nossas páginas no Twitter, Instagram e LinkedIn. Assine também o nosso canal no Youtube!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário